sexta-feira, 30 de maio de 2014

Inventando moda na cozinha: Cupcake Mineirinho

Esse é uma receita de um cupcake que não tem culpa de comer quietinho, no seu cantinho, bota pra quebrar! Para ler ouvindo:

Esse realmente tem sabor de queijo com docinho!

Como todos os meus invencionismos na cozinha, esse também tem uma história. 
Daí que meu amigo e colega de sala, Dr. Ricardo Chiavegatti, um mineiro naturalizado, resolve me trazer de presente dois potes de doce de leite com doce de abóbora (sim, um combo de delícias) diretamente de Poços de Caldas! 

Este post é um oferecimento de Tatitânia: o doce que faria a mulher do Mário Alberto pedir apenas a sobremesa**

Muito bem. De posse de mais de um quilo de doce, resolvi fazer o que?! Engordar os amigos, claro! Porque amigo de verdade engorda junto e não me deixa matar isso tudo sozinha! E inventei o cupcake mineirinho... 
O precisa ter em qualquer coisa que remeta ao estado mais gostoso da federação?! Queijo - OK; Doce de Leite - OK; Qualquer outra coisa gorda e que te deixe feliz só de sentir o cheiro - OK!

Bora misturar isso tudo?!

Tá... não vou mentir... essa não é das receitas mais fáceis que vocês lerão no blog. Mas prometo que vale a pena e que se você tiver foco (força e fé... hehe), a receita não demora mais que duas horas, contando o tempo de forno! Mas também temos que considerar que é uma receita em três partes - massa, recheio e cobertura! Vem comigo!

Massa (rende aproximadamente 12 cupcakes grandes)

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açucar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de aroma de baunilha
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Modo de preparo:

Não vou cometer o mesmo erro do naked cake e vou deixar as claras em neve por último! 
Então comece batendo as 3 gemas com o açúcar até esbranquiçar - na batedeira... claro... a não ser que você tenha muita força (foco e fé) e queira bater no muque!
Em, seguida, pode acrescentar a manteiga - de preferência em temperatura ambiente. Bata por mais uns 5 minutos e vá acrescentando em seguida o leite, a farinha e o aroma de baunilha. Continua batendo até formar uma massa homogênea e acrescente o fermento.
Agooooora sim! Deixe a massa descansar e bata as 3 claras em neve (eu coloco uma pitadinha de sal, pra ficar fofolenta).

Feito isso, misture a massa já pronta com as claras em neve - DEVAGAR! Com muita delicadeza, pra não perder o fofismo. No fim das contas a massa deve ficar assim ó, brilhante e homogênea e linda:

Evite comer crua. Mentira... não evite... melhor coisa!

Ok... daí você vai colocar essa massa nas forminhas (as minhas são de silicone) e colocar no forno pré-aquecido por uns 15 minutos a uns 180º. Evite abrir antes dos 20 minutos no forno - depois disso pode abrir e ir checando se a massa cresceu, se está na consistência e na cor certa (douradinho de assado...).
Tire e reserve! Hora do recheio!

Recheio

Meu recheio pra esse cupcake, mineiro que é, tem sabor de queijo com docinho. Então é um creme de cream cheese doce! Gente... é minha primeira vez, então toda empolgação - e todos os erro, óbvio - serão perdoados!



Ingredientes (foi suficiente para rechear os 12 cupcakes e ainda sobrou!)

  • Meio pote de cream cheese (mais ou menos 75/80g);
  • Uma colher de chá de essência de baunilha;
  • duas colheres bem cheias de manteiga sem sal;
  • uma xícara de chá de açúcar de confeiteiro.
Modo de preparo:

De novo a batedeira - é, você vai ter que lavar... desculpa! Bata o cream cheese com a manteiga até que vire uma massa branca e homogênea. Misture a essência de baunilha e o açúcar peneirado, e bata até que o creme, novamente, fique homogêneo - uns 5 minutos.
Pronto... agora é só colocar na geladeira por uma meia hora! Deu certo, gente... nem acredito!

Bom... daí que vocês precisam colocar esse creme dentro do cupcake, correto!? Correto! É só fazer o seguinte:

]
Essa foto é meramente ilustrativa!

Corte a tampinha do cupcake e retire com cuidado! Daí é só colocar o creme no orifício (não sei porque eu achei que essa palavra ficaria melhor que buraco...) e tapar novamente!


Agora... o grand finale! A cobertura!! Doce de leite com doce de abóbora!

Como o doce de leite era pouco consistente, resolvi fazer uma manobra que é tiro e queda pra deixá-lo mais durinho e ótimo pra confeitar!
Coloque o doce de leite numa panela e aqueça até ferver. Ele vai ficar mais líquido em princípio, mas daí é só colocá-lo num potinho coberto com plástico filme e levar pra geladeira por uns 30 minutos também, ah lá:


Depois desse tempinho, é hora de confeitar!
Daí eu confesso que esse foi o ponto teeeeenso da receita. Uma porque, pobre que sou, não tenho um saco de confeitar daqueles de verdade. E outra que, ousada como sou, não me conformo com esse fato!
Por esses dois motivos, resolvi que a falta de equipamentos adequados não eram um empecilho para minha criatividade, e peguei um saquinho daqueles que vem nas torradas Wickbold e usei como saco de confeiteiro.
Deu nisso:

Crianças, não tentem isso em casa!

Então minha dica é... se você tiver um saco de confeitar, use-o, colocando o doce de leite e o doce de abóbora dentro e decorando como melhor lhe aprouver. Se você não tiver... seja U 1000 D e apenas passe a cobertura sobre o bolinho com uma espátula! 

De todo modo, ficou bom uai! 

 Não tem como duvidar!

**Pra quem não conhece a mulher do Mário Alberto - E NÃO SE IMPORTA COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E/OU DE CONTEÚDO SEXUAL - só clicar aqui ó, https://www.youtube.com/watch?v=6EYmKAs7mzc pra entender a piada 

6 comentários:

  1. Comecei a ler mas parei no gif do akita espacial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei uma bonita homenagem ao Rocco!
      Ele sabe fazer recheio de cupcake?! hahaha

      Excluir
    2. Ele até faz algo parecido, que eu não arriscaria usar pra rechear um cupcake...
      Prefiro esse cupcake (bebezinho) mineirinho, parece bom.

      Excluir
    3. Hahahaha o cupcake nada mais é que um bebezinho glamurizado! Aguarde a versão "imagina na copa" no dia 12.06!

      Excluir
  2. Tá com uma cara boa isso dai, hein! Vou querer provar! Impossível de ficar ruim.
    O Akita espacial lembrou mto o Rocco... uhaua

    ResponderExcluir