quinta-feira, 8 de maio de 2014

Assado de lingüiça com legumes

Sim, minha lingüiça tem trema!
Não, eu não vou fazer a piadinha do "não trema na lingüiça" porque não sou disso!

A receita de hoje é ótima praquele dia de preguiça (todos) em que você chega em casa e tem pensamentos conflitantes, e não consegue se decidir entre:
           (a) ser saudável;
           (b) comer uma coisinha gostosa e quentinha;
           (c) pedir pizza.

Hm... não sei.. posso pensar?

Muito que bem! 
Anote os ingredientes que eu usei pra esse assado facílimo e gostoso! As quantidades servem duas pessoas que tentam comer de 3 em 3 horas, mas sempre esquecem do lanche das 18hs. 

Ingredientes:
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 pimentão amarelo;
  • 1 pimenta dedo de moça (sem semente);
  • Meia berinjela;
  • Uma cebola;
  • Meio tomate;
  • 400/500 g de lingüiça (eu usei a calabresa com alho. Mas também já usei a calabresa com pimenta e a toscana normal. Todas funcionam bem!)
  • um tantinho de vinho.

Como proceder?!

Bom, basicamente o que precisa ser feito é picar tudo, enfiar num refratário médio e forno! Cada um pica como gosta (vou colocar um gadget contador de trocadilhos nesse blog...).
Eu prefiro os pimentões em tiras, a pimenta picadinha, a berinjela em rodelas, e o tomate e a cebola em gomos. Assim ó:
Eu prefiro deixar a berinjela já cortada de molho na água com vinagre um tantinho, que é pra tirar aquele gosto meio amarguinho característico. Mas quem curtir pode colocar in natura que não tem erro. 

Esse é basicamente todo o trabalho que a receita dá - picar os ingredientes. Ajuda muito se você tiver em casa uma faca decente. Eu adquiri ontem mesmo uma faca de lâmina de cerâmica e, olha, mudou minha vida! 

Daí é só montar no refratário. Agora um truque:






Corte a pontinha da lingüiça e esprema até a carne sair da tripa. A idéia é que ela solte toda a gordura e essa gordura, junto com o suco dos vegetais, cozinhe bem os legumes e garanta aquele gostinho de comida com sustança! 






            
"Débora, levando o termo food porn a
um novo nível"

Eu gosto de montar com os pimentões no fundo, intercalando com a línguiça e com as rodelas de berinjela. Depois coloco o tomate e a cebola por cima, e salpico com a pimenta dedo de moça picadinha. A receita aí já está pronta. Mas ontem eu estava ali, num relacionamento sério com a minha taça de vinho, e resolvi regar a mistureba com um pouco do divino líquido. 
E como nada que a gente mistura com vinho dá errado, ficou ótimo - então, podem tentar se quiserem!

Daí é só colocar no forno pré -aquecido e esperar assar. 
Como eu sei que está pronto? 
Olha, eu geralmente olho pela cebola. Quando as beiradas da cebola estiverem queimadinhas, é porque está bom. A receita produz muito caldo! Então cuidado ao tirar do forno, para não derramar líquido quente no corpo - principalmente se seu refratário for menor que a sua ambição culinária, como é o meu caso!

O resultado final é esse aqui:
#nofilter

Não demora mais do que 40 minutos - contando o tempo de forno -, é saudável e suja apenas 1 faca, 1 refratário e a tábua de cortar. Mãe, morre de orgulho, olha o tanto de vegetal que eu tô comendo (ps. vinho vem da uva, e uva é fruta)!
Fora que você pode adaptar com o que quiser, dá pra tirar ingredientes, acrescentar. Algumas sugestões que eu não testei mas que têm potencial: abobrinha, vagem, ervilha torta, brócolis, couve flor...

Ah! Importante sempre dar o crédito da receita. Essa eu vi no programa daquele moço que parece o Simon Baker que ficou fora da geladeira... péra... qual o nome?! Jamie Oliver! Ele faz tudo em 15 minutos em uma cozinha super equipada e com legumes tão coloridos que só pode ser photoshop! Mas ó... dá pra repetir em casa, eu provei!


Ah lá... the Mentalist só que com restrições orçamentárias
no quesito beleza...




Um comentário:

  1. Tô gostando de ver....diversificando....e saudável..... Asa passando bem!

    ResponderExcluir