segunda-feira, 19 de maio de 2014

Feijoárabe - Inventando moda na cozinha!

Um dos mandamentos da cozinha intuitiva: não ficarás preso por fórmulas pré-estabelecidas, receitas e/ou padrões culinários milenares.
Em outras palavras: faça o que quiseres pois é tudo da lei!

Daí que a receita começou na minha última passagem relâmpago pelas Minas Gerais. Depois de passar um dia todo escalando pedras no Parque Nacional de Itatiaia, me disseram que na saída do parque rolavam umas vendinhas supimpas de comidas mineiras. Especialmente linguiça pra colocar no feijão!
Tendo sido esse o meu estado na maior parte daquele dia...


... Eu achei que seria justo me presentear com um kit feijoada diretamente da vendinha mineira.

E o kit ficou lá na minha geladeira, sem que eu tivesse nenhuma idéia de como usá-lo. Até a última quinta feira, quando eu vi que tinha lentilhas no armário. E lentilha é quase feijão né.... então, porque não misturar lentilha e feijoada?!
E como lentilha me lembra arroz marroquino, eu fiz umas adaptações na receita e chamei a receita de FEIJOÁRABE!

Essa é a segunda vez que você vê uma mistura do Brasil com o Egito...

Ingredientes (para duas porções):
  • Uma xícara de lentilhas;
  • Um paio;
  • Bacon a gosto;
  • Costelinha defumada a gosto;
  • Uma cebola picada;
  • Um fio de azeite;
  • Uma pimenta dedo de moça picada;
  • Um cubo de caldo de carne;
  • uma pitada de canela.


Eu deixei as lentilhas de molho na água por aproximadamente 8 horas - desde a manhã até a noite. 
Refogue a cebola picada no azeite, acrescente a carne - paio, bacon, costelinha - e refogue mais um pouco, por uns 5 minutos. Acrescente a pimenta e, em seguida, a lentilha. Refogue por mais 2 minutos. 

Ah... eu fiz na panela de pressão - que é pra ver se eu cozinho mais depressa (RÁ!!!). Mas não precisa ser... se você estiver com paciência ou estiver com medo da famigerada panela, pode fazer na panela normal tampada. 

Depois de refogar tudo. Cubra a lentilha com água e esfarele o caldo de carne e acrescente a canela. Daí é só tampar e deixar cozinhar - na pressão por aproximadamente 40 minutos e na panela normal, só Deus sabe... mas aí dá pra você checar. Na hora que a lentilha estiver macia e a carne molinha, tá pronto!
O antes e depois é mais ou menos assim:


Depois é só colocar um arrozinho e mandar ver. Eu acho que com aquele arroz sírio deve ficar "o fino da bossa", como diria minha mãe...Mas no dia usei arroz branco mesmo! 
Façam, comentem, avaliem!!!

2 comentários:

  1. Olha isso, eu adoro lentinhas!!!! Parece com "sustância"!!!! E a costelinha dá um sabor especial.
    Favor adquirir o hábito de vir pra cá e colocar a mão na massa!
    Obrigada bj

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não provei... Confesso que não sou muito amigo de lentilhas, mas com o kit feijoada deve ficar gostoso!

    ResponderExcluir