terça-feira, 6 de maio de 2014

Pão sem glúten recheado

Muito bem! Minha primeira postagem é a cara do que esse blog pretende ser!
Mas como assim?
Então, eu tenho uma preferência por receitas rápidas, gostosas, fáceis e que sujem pouca louça! Meu jeitinho, me aceitem! 

E essa receita é tudo isso! Boa pra fazer naquele dia em que a faxineira veio e sua pia está linda, limpa e imaculada! Além do mais, ela agrada a gregos e baianos - desde aquela tia que não vive sem pão até a #geraçãowheyprotein. Porque? Porque não tem glúten, e é delícia!

Todas as receitas postadas nesse blog vão contar com a supervisão de um adulto. Que não é da raça humana mas é mais bonito do que a maioria dos seres humanos... E se a Ana Maria Braga pode, eu também posso!
"Chupa Loro José" ass. Porchetto

Okey. Esse é um blog de receitas, certo? Então anotem os ingredientes:

Massa
  • 7 colheres de sopa de farinha sem glúten (eu usei e prefiro a de Amaranto - deixa a massa mais fofa do que, por exemplo, a de quinoa real);
  • 7 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 colher de chá de fermento químico;
  • 1 copo de iogurte natural (usei o desnatado, mas o integral também serve);
  • 2 ovos;
  • uma pitada de sal.
Sério, essa massa não requer prática nem tampouco habilidade. É só misturar tudo numa tigela. Eu prefiro começar com os ingredientes secos (menos o fermento, que vai por último), depois colocar o iogurte e os ovos. 
Preparar a massa não leva mais do que 10 minutos. Enquanto isso, bota fogo nesse forno lindo! Eu pré-aqueço a uns 180º... ou um pouco mais de meia volta do botão no meu forno de pobre que não tem temperatura!
AI QUE RIQUEZA!

Agora, o outro grande tchans da receita é o recheio! Solte a imaginação e coloque o que te der na telha! 
Se você é saudável, coloque tomate, temperos frescos, cebola...
Se você curte uma gordura, coloque um presunto parma, salaminho, queijo... 
Viva a sociedade alternativa!

Vou colocar o meu recheio da vez:

Recheio
  • Meio tomate picado;
  • 3 fatias de queijo canastra meia-cura (beij Minas Gerais <3);
  • 2 dentes de alho picados;
  • Manjericão fresco.
Daí é só misturar tudo com a massa e colocar numa forma untada e enfarinhada. Eu coloquei na forma de buraco - que não... não é só pra bolo e pudim... eu gosto dela e não tenho preconceito! 
A massa não tem ponto de pão, tem ponto de bolo, portanto, é mais líquida e vai bem com qualquer forma!



Depois disso é só colocar no forno pré aquecido por uns 20 minutos... E FICAR OBSERVANDO A EVOLUÇÃO DA MASSA! Sério, não tomem como ponto de referência o meu cronômetro - cozinha intuitiva é isso... Até porque, meu forno é mais potente que a fornalha do capiroto!

Daí é só tirar do forno, desenformar e servir! Eu gosto de comer ainda quentinho, com o queijo puxando!
Olha o resultado - veja se não é coisa linda ter só 2 peças e uma tábua pra lavar!

"Débora... despinguelou um pouco esse negócio aí..."
"SHHHHHH ninguém tá vendo..."

As lições que aprendemos hoje foram: (i) enfarienhem (vixe... isso existe?) sem medo; (ii) menos louça, mais alegria.
Espero que gostem - façam e comentem... ou só comentem e espalhem pros amigos... ou peça pra mamãe fazer!







8 comentários:

  1. Esse pãozinho eu já provei e recomendo! Bem recheado, molhadinho, temperado... demais! Sugiro comer quente, com o queijo derretido. Vai bem como um lanche leve a noite e para acompanhar sopas e caldos.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk....adorei o comentário.... Agora quero provar! a cara do pãolo é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um comentário perspicaz e técnico, né?! hahaha
      Posso fazer pra vocês provarem quando quiserem! Daí vcs emitem opiniões tão detalhadas e embasadas quanto a do dr. Anderson!
      Bjs :P

      Excluir
    2. Como faço pra seguir o blog....assim as novidades chegam quentinhas....kkkk.....

      Excluir
    3. Bia, lá no rodapé do blog tem a opção de assinar por email e de seguir pelo google! Acho que tanto em uma quanto em outra opção você recebe as notícias! (to aprendendo isso agora tb, acho que é isso!!)
      Bj

      Excluir
  3. Achei seu blog!!! Espero que esse não morra de inanição, falando de comida, hahahaha. E eu tenho mega preguiça de cozinhar, então empolguei com essa receita fácil e rápida... Que venham outras e a minha coragem!

    bjs,

    taci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci! Inanição e comida realmente não combinam! Vou tentar manter!!
      Que bom que se empolgou com a receita - se fizer, depois me conta o que saiu e manda foto!!
      Bjs

      Excluir
  4. Débora, vi seu blog num compartilhamento de uma conhecida em comum no facebook e entrei por curiosidade. Ao chegar aqui ameeeei o bom humor e a receita que parece ser ótima mesmo! Já adicionei aos favoritos! :)

    ResponderExcluir