domingo, 5 de julho de 2015

Do Arco da Velha: Bolo de Bacalhau da Dona Luzia

Esse post começa como aquelas passagens de tempo de história em quadrinhos - UM ANO DEPOIS!

Pois é pessoal, muita coisa aconteceu nesse último ano: duas mudanças de apartamento, uma mudança de país, a volta para o Brasil, um mestrado em Harvard...


Essa é a minha desculpa... qual a sua!? :D

Daí que eu voltei e adquiri uma cozinha GURMÊ na Vila Olímpia e descobri que não tinha mais desculpa para não atender o apelo das massas (RISOS) e reviver o Blog das cinzas!
Isso aí, todo bom filho a casa torna... Por isso, o Blog Cozinha Intuitiva está de volta!! Aeeeee!!! Me amem, me aceitem, me patrocinem!! Prometo que meu preço culinário continua baratinho apesar do meu diploma internacional!

E já volto com algumas propostas novas para o Blog! 

A primeira delas é a sessão "Do Arco da Velha". O objetivo dessa sessão é reproduzir receitas dos velhos cadernos das nossas avós. Porque todo mundo sabe que não existe Eric Jacquin que cozinhe melhor que a vó da gente! Por isso, a primeira receita dessa volta triunfal do Cozinha Intuitiva é o Bolo de Bacalhau da Dona Luzia - portuga de raiz, exímia cozinheira e vó do meu Biscoito Fino!
Pra deixar qualquer redução de balsâmico e farofa de castanhas no chinelo! Vem gente!

Porque MasterChef é o meu ovo

Ingredientes (para uma receita grande - serve 6 pessoas)

Pré aqueça o forno a mais ou menos 180-200 graus e vai preparando as camadas:

Primeira camada
  • 1 kg e 200 g de batatas  
  • 1 vidro de leite de côco
  • 1 colher de manteiga 
Com esses ingredientes, faça um purê. Esprema as batatas, junte a colher de manteiga e o vidro de leite de côco até ficar liso e uniforme. Se quiser, pode corrigir um pouco o sal (eu gosto do sabor adocicado do leite de côco... e economizei porque o bacalhau já tem sal! Feito o purê, espalhe no fundo de um refratário. Assim ó:






Segunda camada

Esse é o recheio do bolo, então é o que tem mais ingredientes. Anota aí!


  • 500 g de bacalhau cozido e desfiado (eu usei um bacalhau fresco e dessalgado. Se for usar aquele mais tradicional, dá uma dessalgada porque se não haja hipertensão!)
  • Quanto baste de azeite para regar o bacalhau
  • 1 lata de tomates italianos pelados
  • 1 cebola picada
  • Salsa e cebolinha a gosto 
  • 1 pimenta dedo de moça (eu curto pimenta... por isso coloquei, mas não tinha na receita original na vó!)
  • 4 colheres cheias de requeijão 
  • Quanto baste de azeitonas pretas
O resultado fica razoavelmente cremoso - é só espalhar por cima da base de purê. Vai ficar desse tanto de indecente:



Terceira e última camada

A foto aí de cima já mostra a "confecção" da última camada, que leva:
  • 3 ovos batidos 
  • 2 colheres de farinha de trigo
Daí é só bater bem os dois ingredientes para tirar todas as bolinhas de farinha e espalhar em cima da mistura de bacalhau - com uma generooooosa camada de queijo ralado. Antes de ir ao forno ele vai ficar com essa cara:


Daí eu coloquei no forno e fui fazer um moooonte de coisas... deixei ali aproximadamente uns 40-50 minutos. E assim... bolo talvez não seja a melhor definição pro prato! Ele não tem consistência de bolo, é mais pra um escondidinho... uma coisa mais molhenta e menos estruturada em camadas! Mas o importante é que fica delicia... chame do que quiser!

Vasinho meramente ilustrativo - não consumir

Eu servi com uma batata palha por cima e com uma saladinha de alface e rúcula para acompanhar. E um vinhozinho verde porque ninguém é de ferro!

Então é isso! Espero que vocês não tenham esquecido de mim, nem me abandonado... e que voltem a seguir o blog e testar as receitas! Postem suas experiências nos comentários e me contem se gostaram! :D

E sim... pretendo continuar postando... então vcs vão ter que me engolir. Embora eu prefira que vocês engulam as receitas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário